texto

.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

UMA LINDA LEMBRANÇA DO RIO DE JANEIRO, POR UMA PAULISTANA DA GEMA.

Sem querer, me deparei com esse link http://www.airpano.ru/files/brasil/rio/rio_airp_eng.html através do perfil de um amigo na comunidade Verso&Prosa http://versoeprosa.ning.com/profile/AnaCristinaMartins

O link, é de um vôo panorâmico sobre a Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro.

Essa imagem, tem um valor especial pra mim.
Eu tinha pânico (eu disse: PÂNICO!) de andar de avião. E tenho ainda aquela vertigem maldita em qualquer lugar alto, portanto continuo morrendo de medo de altura!

A primeira vez que andei de avião - não tive como escapar - foi à trabalho, sozinha, com quase 30 anos, ponte aérea SP-RJ. Se soubesse que corria esse risco - de andar de avião - nunca teria brincado de ser executiva de pesquisa.

Na ida, pedi pra ir no corredor (bem longe da janela, por favor!) e quase não olhei para os lados! Mas quando o avião foi chegando perto do Rio de Janeiro e começou a fazer aquela 'voltinha' sobre a Baía da Guanabara (para pousar no aeroporto Santos Dumont, como se estivesse "vindo do mar"), o povo esticando o pescoço e dizendo que era lindo, morri de curiosidade. Dei uma esticada no pescoço também - o avião quase deitado e meus bofes quase saindo pela guela - e o pouco que vi mudou a minha vida... rs.

Na volta, pedi para a atendente da VASP (ou era VARIG? sei lá): - Quero sentar na janela e do lado que fica para baixo quando o avião dá a voltinha pela Baía da Guanabara. Ela riu e me atendeu.
Fiquei com a cara grudada na janela, olhando para baixo e esqueci que estava num avião...rs. Na cabeça, só "Samba do avião" do Tom Jobin (deviam colocar sempre de fundo). Parecia uma criança vendo algo pela primeira vez... rs. E era, a primeira vez qeu via uma paisagem tão bonita, do céu... e era também, naquele momento, uma criança.

Vocês tem idéia do que é isso pra quem tem "PÂNICO!" de altura? Pois é: depois desse dia, perdi o medo de avião (mas não de altura...rs), faço questão de ir na janelinha e quando vou para o Rio, faço sempre o mesmo pedido quando compro a passagem.

Freud explica (esse cara anda me perseguindo ultimamente) rs.

Nenhum comentário: